Curso Online
Curso online de Atualização em Desenvolvimento Docente para a EIP em Saúde (OPAS, 2020)
Módulo 1:
- ->Portaria Interministerial nº421 - Marco 2010. Institui o program de trabalho para a saúde PET saúde
- ->Portaria GM.MS nº1996 - Dispõe sobre as diretrizes para a implementacao da pneps
- ->O Trabalho em euipe no Programa de Saúde da Familia Reflecões a partir de conceitos do processo grupal e de grupos operativos 3
- ->O SUS e os cursos de Graduação em Saúde
- ->O SUS é Interprofissional
- ->Integracao Ensino-servico no contexto das escolas médicas brasileiras
- ->Caipe Introducao EIP
- ->Marco para Ação da EIP OMS
- ->A EIP na Formação em Saúde - Experiência da UNIFESP
Módulo 2:
- ->Batista et al 2018
- ->Borges et al. 2014 Avaliação formativa e feedback
- ->Brasil 2018 Construindo caminhos possíveis-web
- ->Caipe - Introdução EIP 2011
- ->Cyrino Toralles Pereira_2004 - Trabalhando com estratégias
- ->Ferraz e Belhot_2010 - Taxonomia de Bloom
- ->Freeth-d; Hammick-m; Koppel-i; Reeves-s; Barr-h, et al. 2002. A Critical review of evauations of interprofessional education
- ->Gontijo Freire Filho Forster_2019_Educação Interprofissional em sauúde abordagem na perspectiva de recomendações internacionais
- ->Macedo et al. 2018 Metodologias Ativas Ensino Superior
- ->Marin et al 2010
- ->Moran 2015 Mudando a educação com metodologias ativas
- ->Mitre et al 2008
- ->Montes Rodrigues Azevedo 2019
- ->Moreira Ribeiro 2016 Metodologias Ativas
- ->Peduzzi 2016
- ->Norman Norcini Bordage 2014
- ->Toassi 2017 Interprofissionalidade e formação na saúde
Modulo 3 e 4:
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-> ALMEIDA, Rodrigo Guimarães dos Santos and SILVA, Cláudia Brandão Gonçalves. A Educação Interprofissional e os avanços do Brasil. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2019, vol.27 [cited 2020-08-30], e3152.
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-> CARNEIRO JUNIOR, Nivaldo; MONTANARI, Patrícia Martins and AVILA, Lívia Keismanas de. Apresentação - Educação interprofissional em saúde na integração ensino e trabalho: apontamentos e contribuições da professora Regina Marsiglia para esse campo. Saude soc. [online]. 2018, vol.27, n.4 [cited 2020-08-30], pp.976-979.
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-> ELY, Luciane Ines and TOASSI, Ramona Fernanda Ceriotti. Integração entre currículos na educação de profissionais da Saúde: a potência para educação interprofissional na graduação. Interface (Botucatu) [online]. 2018, vol.22, suppl.2 [cited 2020-08-30], pp.1563- 1575.
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-> PEDUZZI, Marina. O SUS é interprofissional. Interface Comunicação, saúde, educação., São Paulo, v. 20, n. 56, p. 199-201, 2016.
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-> SILVA, Jaqueline Alcântara Marcelino da; PEDUZZI, Marina; ORCHARD, Carole and LEONELLO, Valéria Marli. Educação interprofissional e prática colaborativa na Atenção Primária à Saúde*. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2015, vol.49, n.spe2 [cited 2020- 08-30], pp.16-24.
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-> SANTOS, Lucas Cardoso dos; SIMONETTI, Janete Pessuto and CYRINO, Antonio Pithon. A educação interprofissional na graduação de Medicina e Enfermagem em prática na atenção primária à saúde: a perspectiva dos estudantes. Interface (Botucatu) [online]. 2018, vol.22, suppl.2 [cited 2020-08-30], pp.1601-1611.
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-> FARIA, Lina et al . Integração ensino-serviço-comunidade nos cenários de práticas na formação interdisciplinar em Saúde: uma experiência do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) no sul da Bahia, Brasil. Interface (Botucatu), Botucatu , v. 22, n. 67, p. 1257-1266, Dec. 2018 . Available from . access on 31 Aug. 2020. Epub June 04, 2018. https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0226.
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-> Frenk, Julio, Lincoln Chen, Zulfiqar A. Bhutta, Jordan Cohen, Nigel Crisp, Timothy Evans, Harvey Fineberg, et al. 2010. Health professionals for a new century: transforming education to strengthen health systems in an interdependent world. The Lancet 376(9756): 1923-1958.
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-> Feuerwerker LCM. Mudanças na educação médica e residência médica no Brasil. Interface-Comun Saúde Educ 1998;2(3):51-71.
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-> EMMI, Danielle Tupinambá; SILVA, Daiane Maria Cavalcante da; BARROSO, Regina Fátima Feio. Experiência do ensino integrado ao serviço para formação em Saúde: percepção de alunos e egressos de Odontologia. Interface (Botucatu), Botucatu , v. 22, n. 64, p. 223- 236, Mar. 2018 . Available from . access on 31 Aug. 2020. Epub Aug 17, 2017. https://doi.org/10.1590/1807-57622016.0655.
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-> TRAJMAN, Anete et al . A preceptoria na rede básica da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro: opinião dos profissionais de Saúde. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro , v. 33, n. 1, p. 24-32, Mar. 2009 . Available from . access on 31 Aug. 2020. https://doi.org/10.1590/S0100-55022009000100004.
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-> RIBEIRO, Kátia Regina Barros; PRADO, Marta Lenise do. A prática educativa dos preceptores nas residências em saúde: um estudo de reflexão. Rev. Gaúcha Enferm., Porto Alegre , v. 35, n. 1, p. 161-165, Mar. 2014 . Available from . access on 31 Aug. 2020. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2014.01.43731.
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-> DIAS, Ieda Maria Ávila Vargas et al . A tutoria no processo de ensino-aprendizagem no contexto da formação interprofissional em saúde. Saúde debate, Rio de Janeiro , v. 40, n. 111, p. 257-267, Dec. 2016 . Available from . access on 31 Aug. 2020. https://doi.org/10.1590/0103-1104201611120.
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-> BATISTA, N. A. Educação Interprofissional: concepções e práticas. São Paulo: Caderno FNEPAS, 2012.
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-> CANADIAN INTERPROFESSIONAL HEALTH COLLABORATIVE (CIHC). A national interprofissional competence framework. Vancouver: Canadian Interprofessional Health Collaborative; 2010.
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-> ARAUJO, Thaise Anataly Maria de et al . Multiprofissionalidade e interprofissionalidade em uma residência hospitalar: o olhar de residentes e preceptores. Interface (Botucatu), Botucatu , v. 21, n. 62, p. 601-613, Sept. 2017 . Available from . access on 31 Aug. 2020. Epub Jan 23, 2017. https://doi.org/10.1590/1807-57622016.0295.
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-> ARRUDA, Gisele Maria Melo Soares et al . O desenvolvimento da colaboração interprofissional em diferentes contextos de residência multiprofissional em Saúde da Família. Interface (Botucatu), Botucatu , v. 22, supl. 1, p. 1309-1323, 2018 . Available from . access on 31 Aug. 2020. Epub Dec 07, 2017. https://doi.org/10.1590/1807-57622016.0859.
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-> COLOME, J S and OLIVEIRA, D L C. Educação em saúde: por ... [online]. 2012, vol.21, n.1, pp.177-184.
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-> COSTA MV. A educação interprofissional no contexto brasileiro: algumas reflexões. Interface (Botucatu). 2016; 20(56):197-8.
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-> CRUZ, Maria Luiza Santa et al. Reunião de equipe: uma reflexão sobre sua importância enquanto estratégia diferencial na gestão coletiva no Programa de Saúde da Família (PSF). Psicologia Revista, [S.l.], v. , n. 1/2, p. 161-183, fev. 2014. ISSN 2594-3871. Disponível em:
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-> GIGANTE, Renata Lúcia and CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa. Política de formação e educação ... Trab. educ. saúde [online]. 2016, vol.14, n.3, pp.747-763
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-> FIGUEIREDO, M. F. S.; RODRIGUES-NETO, J. F.; LEITE, M. T. S. Modelos aplicados às atividades de educação em saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 63, n. 1, p. 117-121 2010.
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-> LIMA, C R de; MENEZES, I He C F and PEIXOTO, M R G. Educação em saúde: avaliação de intervenção educativa com pacientes diabéticos, baseada na teoria social cognitiva. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2018, vol.24, n.1, pp.141-156. ISSN 1980-850X.
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-> MENDES-GONÇALVES, R.B. Práticas de saúde: processos de trabalho e necessidades. São Paulo: CEFOR, 1992. 53p. (Cadernos CEFOR – Textos, 1).
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-> MOROSINI MV, FONSECA AF, PEREIRA I. Educação em Saúde. In: Pereira IB, Lima JCF, organizadores. Dicionário de Educação Profissional em Saúde (http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/index.html) Rio de Janeiro: EPSJV. p. 155-162. 2008.
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-> SCHRAIBER, L.B. & MENDES-GONÇALVES, R.B. Necessidades de saúde e atenção primária. In: Schraiber, Nemes & Mendes-Gonçalves, Saúde do Adulto: Programas e ações na unidade básica. Hucitec: São Paulo, 1996.p. 29-47.
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-> SILVA, Luiz Anildo Anacleto da et al. Avaliação da educação permanente no processo de trabalho em saúde. Trab. educ. saúde [online]. 2016, vol.14, n.3, pp.765-781. ISSN 1981- 7746
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-> DANTAS et al. Perfil de competências de preceptores para a Atenção Primária em Saúde . Revista da ABENO • 19(2):156-166, 2019 – DOI: 10.30979/rev.abeno.v19i2.677
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-> DIAS, Ieda Maria Ávila Vargas et al . A tutoria no processo de ensino-aprendizagem no contexto da formação interprofissional em saúde. Saúde debate, Rio de Janeiro , v. 40, n. 111, p. 257-267, Dec. 2016 . Available from . access on 31 Aug. 2020. https://doi.org/10.1590/0103-1104201611120.
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-> ARAUJO, Eliezer Magno Diógenes; GALIMBERTTI, Percy Antonio. A colaboração interprofissional na estratégia saúde da família. Psicol. Soc., Belo Horizonte , v. 25, n. 2, p. 461-468, 2013 . Disponível em . acessos em 04 jul. 2019.
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-> CECCIM, R B e FERLA, A A. Educação e saúde: ensino e cidadania como travessia de fronteiras. Trab. educ. saúde[online]. 2008, vol.6, n.3, pp.443-456. ISSN 1981-7746.
- -> CECIM, R.B.; FERLA, A. A.. Educação Permanente em Saúde. In: Pereira IB, Lima JCF, organizadores. Dicionário de Educação Profissional em Saúde (http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/index.html) Rio de Janeiro: EPSJV. p. 162-167. 2008.
- -> COLOMÉ, J. S.; OLIVEIRA, D. L. L. C. A educação em saúde na perspectiva de graduandos de enfermagem. Rev Gaúcha Enferm. 29(3):347-53. 2008.